terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA SEGUNDO O BRITISH COUNCIL

Português, uma língua para o futuro

 

britishcouncilLP
 
Um estudo do British Council sobre as prioridades linguísticas do Reino Unido, intitulado “Languages for the Future” (Línguas para o Futuro), apresenta o Português como um dos 10 idiomas estrangeiros mais importantes nas próximas duas décadas.
 
Pela primeira vez a Língua Portuguesa integra esta pequena lista das línguas consideradas “vitais” dentro de um espaço de 20 anos, partilhando esse estatuto de primeira linha com o Espanhol, Árabe, Francês, Mandarim, Alemão, Italiano, Russo, Turco e Japonês.
 
O relatório aponta ainda que a seleção baseia-se em fatores econômicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas do Reino Unido no que respeita aos seus negócios com o exterior, as prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet.
 
Destacando que o Português é língua de trabalho da União Europeia e é também utilizado em diversos organismos internacionais, como por exemplo a Organização dos Estados Ibero-americanos, União Africana, Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e União das Nações sul-americanas.
 
Outros estudos recentes têm vindo a indicar que a projeção da Língua Portuguesa se deve principalmente ao número de falantes de língua materna, ao número de países de língua oficial portuguesa, à presença e crescimento na Internet, à cultura, sobretudo ao nível da tradução de originais e, desde há alguns anos, à ciência, devido a um forte crescimento da produção de artigos em revistas científicas.
 
Fonte: Blogue do IILP


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário